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4 maneiras de ter um impacto no ROI com a automação de marketing



Um bom produto ou serviço nunca é suficiente por si só para gerar vendas e crescimento de receita. Na verdade, muitas empresas constroem toda a sua estratégia de vendas em uma base sólida de iniciativas de marketing e reconhecimento da marca.


As empresas de sucesso constroem suas estratégias de marketing e vendas em torno do cliente. Suas necessidades, sua voz, seus níveis de engajamento são levados em consideração e usados ​​para criar uma estratégia de marketing baseada em metas orientadas por métricas.


Então, como as empresas reúnem as informações dos clientes, as processam e interpretam para usar essas informações em iniciativas de marketing? A resposta é mais simples do que você poderia imaginar: Automação de Marketing!


Automação de marketing: o que é e quem pode se beneficiar com isso?

Os sistemas de automação de marketing são o núcleo de iniciativas de marketing bem-sucedidas e comprovadamente aumentam a geração de receita, a retenção de clientes e reduzem a rotatividade.


Para colocar as coisas em perspectiva, falamos com Christian Wettre, GM, Sugar Sell & Sugar Market da SugarCRM, para determinar como as ferramentas de automação de marketing inteligentes podem ser usadas com sucesso para gerar um retorno mais lucrativo sobre os investimentos de marketing e cultivar um relacionamento mais pessoal com o seu base de público.


1. Gerar retorno sobre os investimentos de marketing


Como explica Christian Wettre, todas as empresas podem se beneficiar da automação de marketing. Segundo ele, todas as empresas que implantam esses sistemas podem gerar um retorno favorável sobre esses investimentos, desde que a equipe de vendas esteja atualizada com todas as interações de marketing com leads e oportunidades.


“Certifique-se de que todas as respostas de marketing e interações de marketing sejam mostradas para vendas. Isso aumentará a percepção da afinidade do lead em relação a determinados produtos ou serviços e ajudará sua equipe de vendas a planejar melhor as futuras interações com eles. ”


Christian Wettre, GM, Sugar Sell & Sugar Market, SugarCRM


Respostas de Marketing


Uma abordagem semelhante melhora a comunicação e a colaboração entre os departamentos de vendas e marketing, aumentando a lucratividade e a receita.


2. Mercado com relevância


A Automação de Marketing pode trazer às empresas que a implementam uma vantagem competitiva significativa. Uma das melhores maneiras de aumentar suas chances de maior receita gerada por meio de marketing é implementar protocolos de segmentação de marketing melhores. O Sugar Market é uma das poucas ferramentas que permitem e promovem capacidades de segmentação superiores.


“O Sugar Market permite construir um banco de dados sólido para usar em suas tentativas de segmentação, o que, em contrapartida, permite comercializar produtos e serviços com mais relevância. Essas ferramentas permitem identificar diferentes padrões de comportamento e, com base neles, delinear vários perfis de pontuação de leads. No futuro, você poderá alimentar o tipo certo de conteúdo para as pessoas certas em sua base de público. Comercializar um determinado produto para um grupo de pessoas que não mostraram interesse nele é fútil, sem mencionar que apenas consome recursos de marketing. ”





A criação de perfis de pontuação diferentes ajuda as equipes de marketing a desenvolver estratégias de marketing mais coesas, comercializar com mais inteligência e aumentar as chances de sucesso de sua equipe de vendas. Além disso, mostra ao seu público que eles são ouvidos e que suas necessidades são importantes.


“Além de criar vários perfis de pontuação, as empresas também devem rastrear o que acontece em seus sites”, afirma Christian. De acordo com ele, estar atento ao conteúdo de cada página, enriquecê-la com CTAs adequados e rastreá-los até o visitante certo também aumenta o retorno dos investimentos em marketing e a capacidade de sua equipe de marketing de direcionar melhor o tipo certo de conteúdo ao visitante certo. Formulários de captura de leads fáceis de criar também são uma necessidade para entender melhor os clientes e criar perfis de pontuação melhores.


3. Programas de educação inteligente


O marketing por email é uma estratégia valiosa que todas as empresas podem implementar. Mas, na maioria dos casos, uma ferramenta básica de marketing por e-mail simplesmente não dá conta do recado. Além de permitir o envio de e-mails automatizados, os sistemas de automação de marketing permitem personalizar suas campanhas para um melhor retorno do investimento. De acordo com Christian, um sistema de automação de marketing de qualidade deve permitir que você implemente campanhas de incentivo inteligentes.






“O Sugar Market permite que você use campanhas inteligentes de incentivo e eleve suas interações de marketing. As opções de ramificação inteligente do Sugar Market permitem que você ramifique campanhas dinamicamente com base em como seu público responde a diferentes e-mails. Por exemplo, se você executa uma campanha de e-mail para clientes assinantes de um determinado produto, mas com base em cliques no e-mail de um cliente mostra interesse em um produto ou serviço tangencial, você pode configurar sua campanha para adicionar automaticamente o contato a outro programa de nutrição para o produto ou serviço tangencial e nutri-lo até que se torne um cliente potencial pronto para vendas ”.


Com sistemas inteligentes de automação de marketing, tudo acontece dinamicamente, sem a intervenção constante de um dos membros da equipe de marketing. Ferramentas semelhantes permitem que os departamentos de marketing comercializem com base nas preferências confirmadas do público, uma estratégia que provou gerar melhores retornos e potencial para gerar mais receita.


4. Entenda o impacto de seus esforços de marketing


Os esforços de marketing sem insights sobre os resultados estão fadados ao fracasso. De acordo com Christian, os profissionais de marketing precisam de ferramentas adequadas para rastrear e determinar o sucesso de suas campanhas. Conhecer esses aspectos ajudará os profissionais de marketing a determinar com mais precisão onde precisam alocar recursos, onde precisam melhorar as interações, mensagens ou estratégias.





“A ferramenta Advanced Analytics da Sugar Market tem o Google Looker embutido no software, que oferece aos profissionais de marketing acesso a análises e dados sofisticados sobre suas interações de marketing. Usando a análise de big data, você pode ajustar rapidamente seus programas de marketing para como as pessoas respondem a diferentes tipos de conteúdo e estratégias. ”



Olhando para a Frente


Na era das interações de marketing inteligentes, os profissionais de marketing precisam se adaptar e adotar apenas algumas das ferramentas e sistemas de melhor desempenho. Desbloquear o potencial da sua organização com automação de marketing começa com o Sugar Market, mas só termina no limite de sua criatividade.


SOBRE A CONTRIBUIDORA DESTE POST




Mihaela Chiurtu



Como redatora de conteúdo de marketing, Mihaela é apaixonada por branding, estratégias de conteúdo e interações com o cliente. Fora do escritório, Mihaela é uma observadora da Netflix, geek em cuidados com a pele e amante da música.

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