Após 15 anos trabalhando e prestando serviços para empresas de vários segmentos, com instalação de software para necessidades que abrangem o CRM, tanto no Brasil como em outros países, decidi escrever alguns artigos a respeito.
Este é um assunto amplamente divulgado e debatido, porém, tenho certeza que posso agregar valor considerando a vivência diária nesse trabalho desde 2005.
Com o passar do tempo constatei distorções sobre o tema e, não é porque o material disponibilizado na web seja fraco. Em conversas com gerentes, diretores e gestores tenho observado que há muitas visões e também múltiplas divergências relacionadas a questão..
Vamos lá:
CRM ( Customer Relationship Management) é um muito mais um CONCEITO do que apenas um SOFTWARE. E a base desse CONCEITO é o Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.
SIM! Relacionamento com o cliente é sobre o que diz o tema.
E, obviamente o relacionamento com o cliente está em toda interação que aconteça, seja na Pré-Venda , Venda ou Pós-Venda.
Assim, Funil de Vendas, Campanhas de Marketing , Gestão de Carteira e Reuniões, Conversão de Leads, Pesquisa de Satisfação entre outras muitas funcionalidades, são itens ou ações que compõem seu relacionamento com o cliente e esta gestão pode ser feita via sistema ( Software CRM ).
Nos primeiros contatos com os clientes quando chegamos a uma reunião, ao invés de apresentarmos o software, fazemos diversas perguntas para entender qual a real necessidade da empresa e muitas vezes o CRM se transforma em necessidades pontuais de departamentos específicos. Este exercício torna-se essencial para maior objetividade e segurança do seu investimento.
Concluindo este primeiro post, destaco que o sistema "CRM" é a plataforma pela qual sua empresa terá todas as informações de relacionamento com seu cliente , em qualquer fase ou momento que ocorra. Com estes dados em mãos e de forma organizada sua assertividade será bem maior se compararmos a uma gestão sem recursos tecnológicos.
Nos próximos posts falarei sobre as necessidades mais requisitadas e como empresas alcançaram grandes objetivos utilizando um sistema CRM.
Fiquem de olho ;)
Contribuição e Autoria André Flandoli
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