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  • Blog Lampada

CRM e Software CRM

Atualizado: Jan 24

Após 15 anos trabalhando e prestando serviços para empresas de vários segmentos, com instalação de software para necessidades que abrangem o CRM, tanto no Brasil como em outros países, decidi escrever alguns artigos a respeito.


Este é um assunto amplamente divulgado e debatido, porém, tenho certeza que posso agregar valor considerando a vivência diária nesse trabalho desde 2005.


Com o passar do tempo constatei distorções sobre o tema e, não é porque o material disponibilizado na web seja fraco. Em conversas com gerentes, diretores e gestores tenho observado que há muitas visões e também múltiplas divergências relacionadas a questão..


Vamos lá:




CRM ( Customer Relationship Management) é um muito mais um CONCEITO do que apenas um SOFTWARE. E a base desse CONCEITO é o Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.


SIM! Relacionamento com o cliente é sobre o que diz o tema.


E, obviamente o relacionamento com o cliente está em toda interação que aconteça, seja na Pré-Venda , Venda ou Pós-Venda.


Assim, Funil de Vendas, Campanhas de Marketing , Gestão de Carteira e Reuniões, Conversão de Leads, Pesquisa de Satisfação entre outras muitas funcionalidades, são itens ou ações que compõem seu relacionamento com o cliente e esta gestão pode ser feita via sistema ( Software CRM ).


Nos primeiros contatos com os clientes quando chegamos a uma reunião, ao invés de apresentarmos o software, fazemos diversas perguntas para entender qual a real necessidade da empresa e muitas vezes o CRM se transforma em necessidades pontuais de departamentos específicos. Este exercício torna-se essencial para maior objetividade e segurança do seu investimento.



Concluindo este primeiro post, destaco que o sistema "CRM" é a plataforma pela qual sua empresa terá todas as informações de relacionamento com seu cliente , em qualquer fase ou momento que ocorra. Com estes dados em mãos e de forma organizada sua assertividade será bem maior se compararmos a uma gestão sem recursos tecnológicos.


Nos próximos posts falarei sobre as necessidades mais requisitadas e como empresas alcançaram grandes objetivos utilizando um sistema CRM.


Fiquem de olho ;)

Contribuição e Autoria André Flandoli






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