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Chegou a hora mais importante: O Relacionamento direto com seu cliente.

Agora que você está craque nos conteúdos e começa a ter mais e mais audiência chegou a hora de se relacionar diretamente com seu Lead e algumas ferramentas vão te ajudar e muito.

Chegou o momento de pedir uma ação de sua audiência.


Não podemos deixar que sua público que está pronto para interagir sem um caminho muito bem direcionado para que se inicie o relacionamento direto.

Uma maneira muito utilizada é você inserir uma possibilidade para que a sua audiência te passe um ponto de contato.



Para isto utilizamos o que chamamos de CTA (Call to Action) .

Mas o que é o CTA?


CTA é ação a qual você estimula uma ação do seu público e no caso deste post seria a ação com objetivo de pedir o e-mail, telefone, whatsapp, enfim um meio de comunicação direto com esta pessoa de sua audiência.

Mas como faço isso?

Não é complicado.


Você habilitará um botão ou um link tipo “Clique Aqui”, “Saiba Mais” "Fale Conosco". Este botão ou link pode ser inserido nas suas ferramentas de divulgação como Youtube, Facebook, Instagram, Blog, Twitter, Website enfim você pode colocar este botão em qualquer tipo de comunicação. Este botão ou link levará seu cliente para um formulário Web que é o que chamamos de Landing Page (LP). Muito importante que tenha neste Formulário Web (LP) os campos Nome, e-mail e telefone. Outras informações podem vir depois como endereço etc.


Não esqueça de oferecer algo atrativo para conseguir este contato direto. Normalmente empresas utilizam-se de recompensas. Oferecem algo em troca para que o possível cliente tenha muito interesse como por exemplo um e-book, uma demonstração de seu produto ou serviço, um ensinamento. Pense você não passaria seu telefone ou e-mail se não visualizasse algo muito interessante.



Uma vez tendo os dados dos clientes em mãos começa a sua jornada com o cliente de forma mais pessoal, o contato direto.


Existem muitos recursos tecnológicos que unidos ao seu conteúdo podem enriquecer este relacionamento.

Muito importante também é inserir todo esse início de relacionamento (cadastro e primeiras interações) em sua ferramenta de CRM. Assim sua equipe terá todas as informações desde o 1º contato e com isso caminhar até a conversão da venda.

Lembre seu maior patrimônio são os dados e o relacionamento com seu cliente.


Colaborou nesta publicação André Flandoli





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