top of page
Buscar
  • Foto do escritorBlog Lampada

Marketing e vendas: como trabalhar melhor em conjunto com soluções de CRM

Marketing e Vendas dependem fortemente um do outro para impulsionar o crescimento. Assim, faz sentido cultivar um sentido de colaboração e coordenação entre os dois, dado o cenário empresarial competitivo que assistimos atualmente. Mas como podem os dois departamentos distintos trabalhar melhor em sinergia? Com a ajuda de uma ferramenta robusta de CRM, Marketing e Vendas podem trabalhar melhor juntos, impulsionar o crescimento e impactar positivamente os resultados financeiros do seu negócio.



Marketing e vendas
Marketing e vendas


De acordo com uma de nossas pesquisas, apenas 33% dos entrevistados acham que têm “ótimo alinhamento” em seus departamentos de vendas e marketing.


De acordo com nossas descobertas, mais de um em cada cinco profissionais de vendas e profissionais de marketing entrevistados não acredita que suas equipes de vendas e marketing estejam alinhadas.


Como resultado, as equipes de vendas e marketing devem procurar métodos para simplificar e, ao mesmo tempo, ampliar sua comunicação, estratégias e configurações de compartilhamento de metas e pontos de contato.


Alinhando metas e estratégias


Metas e estratégias compartilhadas são essenciais para alcançar o alinhamento de vendas e marketing. No entanto, Vendas e Marketing têm opiniões diferentes sobre o que significa estar alinhado. Em nosso Relatório sobre o estado do CRM de 2024, descobrimos que a principal tecnologia integrada ao CRM é a automação de marketing e o marketing por e-mail (46%), e um terço afirma que coletar feedback dos clientes para alinhar a estratégia de marketing e vendas é uma prioridade fundamental.


Embora 20% dos profissionais de vendas entrevistados afirmem estar perfeitamente alinhados com o marketing, apenas 2% dos profissionais de marketing afirmam ter um alinhamento perfeito.


Os dois têm opiniões diferentes sobre o que melhoraria a situação. Os profissionais de marketing sentem que a causa raiz do desalinhamento é não serem incentivados pelos mesmos objetivos, enquanto as vendas acreditam que uma comunicação melhorada resolveria o problema.


Uma das vantagens mais significativas de aproveitar soluções de CRM para melhorar o alinhamento de vendas e marketing é a capacidade de alinhar melhor metas e estratégias. Com uma única fonte de informações e uma plataforma consolidada, ambos os departamentos ganham visibilidade sem precedentes dos dados, insights e comportamentos dos clientes. Com essas informações, o marketing pode personalizar campanhas impactantes que correspondam a segmentos específicos de clientes identificados pelas vendas em suas interações diretas, enquanto as vendas podem aproveitar melhor os materiais e conteúdos de marketing para nutrir leads de maneira eficaz.



Marketing e vendas
Marketing e vendas


Gerenciamento aprimorado de leads


Outra vantagem de aproveitar as soluções de CRM para melhorar o alinhamento de Vendas e Marketing é o banco de dados centralizado que essas soluções oferecem. Com base na interação do lead e no histórico de engajamento, o marketing pode entender quais leads têm maior probabilidade de conversão. Esses leads podem então ser repassados às vendas para acompanhamento posterior. No geral, esse fluxo de trabalho pode reduzir o tempo gasto em leads improdutivos, permitindo que as vendas se concentrem naqueles de maior valor.


Marketing e Vendas devem colaborar para definir o que se qualifica como lead para profissionais de marketing versus vendedores, os processos de transferência e a regra de pontuação de leads. Além disso, as vendas devem estar sempre atualizadas sobre o conteúdo de marketing que está sendo desenvolvido.


Por outro lado, as vendas devem fornecer ao marketing insights sobre os clientes, à medida que interagem diretamente com leads e clientes. O feedback e os insights de vendas podem então ser usados para conduzir pesquisas mais profundas sobre os clientes.


As equipes de vendas também podem se envolver na definição das qualificações dos leads e no raciocínio por que um lead foi qualificado e atribuído a elas. As plataformas integradas capacitam as vendas, destacando e alertando-as sobre as principais atividades dos clientes potenciais e dos clientes e pontos de contato de marketing por meio de uma visualização conveniente do cronograma.


Além disso, o marketing pode criar experiências personalizadas para clientes potenciais e potenciais, aproveitando os dados de automação da força de vendas para segmentar clientes potenciais. A segmentação detalhada permite a alocação precisa dos esforços de marketing em áreas com potencial de receita mais significativo.


Tomada de decisão baseada em dados


Os insights baseados em dados ajudam o marketing e as vendas a aprimorar ainda mais seus recursos de colaboração. Com a ajuda de uma solução de CRM, as equipes de marketing podem analisar as taxas de sucesso das campanhas, medir a qualificação de leads e ajustar sua estratégia com base no feedback em tempo real recebido das vendas.


Por outro lado, um CRM ajuda os profissionais de vendas a rastrear interações, históricos e preferências dos clientes. No longo prazo, as equipes de vendas podem oferecer propostas de vendas mais personalizadas e direcionadas, auxiliadas por soluções de CRM generativas com infusão de IA.


Além disso, um melhor alinhamento entre Vendas e Marketing ajuda a fechar negócios com mais rapidez, contribuindo para o crescimento da sua empresa.


Para aproveitar os dados de CRM para um melhor alinhamento, as equipes de Vendas e Marketing devem compartilhar KPIs comuns e objetivos de curto e longo prazo para compreender claramente onde há lacunas na capacitação.


Além disso, a tecnologia que dá suporte aos processos de vendas e marketing ao longo do ciclo de vida do cliente costuma estar isolada, limitando a visibilidade, a eficiência e a visibilidade em toda a jornada do cliente.


As empresas alinhadas são mais adaptáveis às novas tecnologias. 38% das equipes alinhadas afirmam que precisam de tecnologias de vendas e marketing ainda mais potentes para melhorar seu desempenho.



Marketing e vendas
Marketing e vendas


Jornada simplificada do cliente


Ao longo da jornada do cliente, vendas e marketing têm diferentes pontos de contato onde se cruzam. Com a ajuda de soluções de CRM, todos esses pontos de contato podem ser melhor gerenciados e alinhados para ambos os departamentos. Desde a captura inicial de leads até o suporte pós-venda, as ferramentas de CRM são ótimas maneiras de garantir consistência em mensagens e experiências.


Os CRMs também ajudam o marketing e as vendas a garantir um melhor fluxo de dados entre as equipes, uma visão comum dos clientes e inteligência de vendas acionável.


Comunicação aprimorada


As soluções de CRM facilitam a comunicação e a colaboração entre departamentos. Nosso relatório mais recente sobre o estado do CRM de 2024 descobriu que 60% dos entrevistados citam o uso do CRM como um centro de comunicação centralizado para nutrir leads ou clientes como sua principal prioridade. Uma visão de 360 graus das contas dos clientes, do histórico de interação e das notas de vendas e marketing ajudará ambos os departamentos a se manterem informados sobre os esforços uns dos outros, o feedback dos clientes e os materiais de marketing adequados para cada conta.


Vendas e marketing: trabalhando melhor juntos


Quando as equipes de Marketing e Vendas unem forças, elas são mais eficientes no fechamento de negócios. Comunicação aprimorada, definição de metas e soluções integradas de CRM e automação de marketing são a fórmula vencedora para garantir o sucesso de vendas e marketing.


Quer saber mais sobre como a tecnologia permite que as equipes de marketing e vendas se unam em torno de uma única receita para aumentar a produtividade e o crescimento da empresa? Nosso guia Vendas + Marketing: Melhores Juntos ajudará você a explorar por que essas equipes carecem de alinhamento e estratégias para superar esses gargalos.


Mihaela Chiurtu

Marketing e vendas
Marketing e vendas

Como redatora de conteúdo de marketing, Mihaela é apaixonada por branding, estratégias de conteúdo e interações com o cliente. Quando fora do escritório, Mihaela é uma observadora compulsiva da Netflix, geek de cuidados com a pele e amante da música.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page